terça-feira, 12 de janeiro de 2010

EXIF – O arquivo secreto da foto

O que é

O EXIF (Exchangeable Image File Format) são informações gravadas nas fotos tiradas com câmeras fotográficas digitais, no mesmo momento em que você bate a foto. No exif são guardadas informações técnicas como a data e hora em que a foto foi batida, a configuração da câmera (abertura, velocidade, ISO, etc.), a marca e modelo dela e muito mais. É uma espécie de “relatório”.

Como visualizar

Para quem tem o Windows Vista ou 7, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da foto e selecionar “propriedades”. Na janela que se abre clique na aba “detalhes”.

Além disso, qualquer programa de edição ou visualização de fotos possui o recurso de visualizar o exif. Normalmente essa opção está localizada no menu “File” (caso do Photoshop) ou “Edit”.

Outra maneira de visualizar o exif é através de um programa bem fácil de ser instalado e que ocupa pouquíssimo espaço no computador. Tal programa chama-se WExif e pode ser baixado no seguinte endereço:

http://www.kinka.com.br/suporte/fotografia/wexif.exe

Como instalar e usar o WExif

Baixe o programa, instale ele e reinicie o computador. Para ver o EXIF de uma foto basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e selecionar WExif e depois “Exibir EXIF”. Na janela que se abre clique na aba “Fotografia”, ali está as informações principais.

EXIF em fotos na Internet

Nas fotos publicadas na Internet, nem sempre temos como visualizar o seu exif. No caso de sites como o FLICKR, o mesmo exibe o exif da foto no menu que fica á direita da mesma. Nas fotos publicadas em blogs não existe essa opção, mas há um “macete” que permite a visualização: Basta clicar com o botão direito do mouse em cima da foto, selecionar “Salvar imagem como...” e salvá-la no computador.

Alguns fotógrafos costumam colocar as principais informações do exif (tempo de exposição, abertura, ISO e distância focal) na própria foto, como marca d’água. Essa atitude ajuda muito a quem está aprendendo sobre fotografia.

ENVIADO POR ZECA BET

Nenhum comentário:

Postar um comentário